Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de julho de 2010




Traças não combinam com a sua casa.

Traças
Habitat:
As traças apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros.
Alimentação:
Se alimentam de substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido, sendo muito comuns em residências, onde podem causar danos pelo ataque aos cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc), roupas engomadas e tecidos de "rayon". Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal.
Ciclo de vida:
Os jovens assemelham-se aos adultos, exceto por serem menores, apresentando ametabolia, isto é, desenvolvem-se diretamente sem que sofram metamorfose. Do ovo sai uma forma jovem que cresce, sofre muda várias vezes, até atingir a fase adulta. Após sair do ovo, há, no mínimo, seis ínstares. O tempo de desenvolvimento, em nossas condições climáticas, é de aproximadamente um ano.
Características Físicas:
Seu aspecto lembra um peixe prateado, daí um de seus nomes em inglês ser "silverfish". As espécies encontradas nas residências têm coloração cinza prateada. Seu tamanho varia de 0,85 a 1,3 cm, dependendo da espécie e do ínstar (estágio de desenvolvimento).
Profilaxia:
Controlar ou eliminar pontos de umidade, tais como vazamentos de encanamentos. Evitar acúmulo de jornais, livros e revistas velhas ou outras fontes de alimento. Selar frestas e ranhuras na estrutura, onde estes insetos podem se abrigar. Evitar a entrada de material proveniente de locais com histórico de infestação por traças (caixas de papelão, pilhas de livros, jornais, revistas, etc.). Limpar periodicamente livros e outros materiais estocados que podem servir de alimento.

Um comentário:

  1. Muito instrutivo sua matéria sobre esta traça caseira, que ultimamente, após viver em uma residência específica, nunca mais deixei de tê-las após mudar de residência.

    Gostaria de saber como eliminá-las. Moro em casa no mato e sempre encontro este inseto. As medidas preventivas já tomei, mas sempre aparece (pela parede da sala mesmo) de volta.

    Existe algum produto, ou predador natural para elas?

    ResponderExcluir