Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010




Cupim
Os cupins são insetos pertencentes à ordem Isoptera, são seres hemimetábolos, com metamorfose gradual e aparelho bucal mastigador. Eusociais que vivem em colônias organizadas por sistema de castas morfológicas, onde dividem-se em: operários, soldados, falsos operários, imagos, larvas, ninfas, reprodutores primários, reprodutores secundários, neotênico ninfóide, neotênico ergatóide e reprodutor secundário adultóide. Não existem cupins solitários.
Cerca de 2.200 diferentes espécies de cupins já foram descritas encontradas por todo o mundo. No Brasil encontramos cerca de 200 espécies sendo a maioria benéfica ao meio ambiente. Contudo esses insetos são mais conhecidos por sua importância econômica como pragas devido ao hábito de se alimentarem preferencialmente de celulose, atacando papéis, livros, estruturas de madeira, ou qualquer outro material derivado de polímero.
No Brasil, as principais espécies consideradas pragas urbanas são o cupim de madeira seca, os cupins subterrâneos e os cupins arborícolas como pragas urbanas.
Cupim de Madeira Seca
Os cupins de madeira seca pertencem à família Kalotermitidae e recebem esse nome por atacarem madeira seca, ou seja, madeiras que possuam baixo teor de umidade. Essa espécie não constrói ninhos e alimenta-se exclusivamente de madeira. Por viverem dentro da madeira, são facilmente transportados dentro de moveis, caixas molduras ou demais objetos produzidos com o material.
Eles não têm capacidade de passar de uma madeira infestada para uma não, a menos que exista um ponto de contato entre ambas. Dessa forma o tamanho da colônia tende a ser proporcional ao tamanho da madeira infestada.
O cupim de madeira seca, ao consumir toda a madeira do local que o abriga, se não tiver acesso a outra madeira em contato com a primeira, condena a sua colônia a morte. A vida útil da colônia está, assim, ligada à duração da fonte de alimento.
Dentre as peças mais comumente atacadas pelo cupim de madeira seca, destacamos o batente de portas e janelas, móveis e armários embutidos, rodapés e forros de madeira.
Cupins Subterrâneos
Os cupins subterrâneos são assim denominados por construírem seus ninhos no solo, contudo podem também construir seus ninhos em vãos estruturais, sendo essa uma das principais características que os diferencia do cupim de madeira seca cujo ninho está confinado a madeira infectada.
Outra diferença entre os cupins de madeira seca e os cupins subterrâneos, é que os operários destes podem transitar em outros meios que não a madeira, na busca por alimento.
Os cupins subterrâneos são a espécie de cupim que mais causa prejuízo a madeira no mundo. Seus ninhos são volumosos e, normalmente encontram-se em locais ocultos e úmidos como porões, paredes e lajes duplas, frestas em construções, poços de ventilação e de elevadores, espaços vazios abaixo do piso, caixas de eletricidade e telefonia, etc.
Para passar de um local a outro, a procura de alimentos, os operários chegam fazer túneis no solo de 30, 50 metros se necessário. Utilizam saliva, partículas de cimento e fezes para fechar as aberturas se protegendo de predadores naturais e perda de umidade.
Cupins Arborícolas
O cupim arbóreo pertence à família Termitidae e possuem coloração escura quase preta. Formam ninhos e trilhas externas sendo de fácil identificação.
Esses cupins destroem madeira dura ou mole, seca ou úmida, manufaturada ou não. Geralmente constroem seus ninhos apoiados em arvores, mas também habitam estruturas como postes, cercas, muros telhados, forros de gesso e mesmo madeiras presas à alvenaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário