Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de julho de 2010


Barata de Esgoto ou Barata Voadora (Periplaneta Americana)
Habitat: Porões, caixas de gordura, fossas, ralos, armários de cozinha, casas de bombas, galerias elétricas, etc, onde abrigam calor e umidade
Alimentação: Restos alimentares esquecidos e preferência por matéria orgânica, e decomposição além de substancias doces.
Ciclo de vida: A fêmea produz um estojo protetor dos ovos chamado ooteca, que tem uma incubação de 25 a 40 dias, contendo de 14 a 28 ovos. Número de ootecas por fêmea: aproximadamente 30. O período de desenvolvimento das ninfas vai de 130 a 150 dias. Período médio de vida dos adultos, de 250 a 350 dias, sendo menor no macho. Temperatura preferida: de 30 a 33º C .
Características Físicas: As ninfas não possuem asas e sofrem metamorfose através da ecdise (troca de casca). Na ecdise possuem coloração branca até atingir a fase adulta onde a coloração escurece e torna-se marrom, com asas formadas.
Identificação: Suas fezes denunciam sua presença, tal como danos que provocam e por seu cheiro que é muito característico.
Profilaxia: Manter a casa limpa, incinerar o lixo, manter terrenos aos redores capinados, sem qualquer lixo. Eliminação de esconderijos deve-se rebocar as frestas e vãos debaixo da pia, rodapés e batentes na cozinha e na dispensa, conservação dos alimentos, se ainda assim elas aparecem, chame um bom serviço de desinsetização.

Um comentário: